Orçamento Participativo

Atualizado: 18 de jun. de 2021

Dê sua sugestão e ajude a prefeitura saber o que deve ser prioridade

Opinar sobre o que deveria ser prioritário no Planejamento Orçamentário de nosso município é um direito de todo(a)s nós, e o momento ideal de fazê-lo é durante a elaboração das leis orçamentárias (sim, os gastos públicos são previstos em leis especiais!), conhecidas em todas as três esferas como PPA, LDO e LOA. A primeira vale por 4 anos, tem início no primeiro ano do mandato e se encerra no primeiro do mandato seguinte. A LDO e a LOA, por sua vez, são elaboradas todos os anos, valendo apenas para esse período. A ideia do PPA é também permitir a continuidade de governança, evitando grandes solavancos com os períodos eleitorais. Já a LDO, descreve os temas prioritários e a situação financeira do ente conforme as principais regras norteadoras existentes, como a LRF. A LOA, deixa cada gasto bem detalhado (por programa e secretaria, por exemplo), é onde fica tudo 'tintim por tintim', e você deve poder acessar todas elas nos portais de Transparência. QUEREMOS A SUA PARTICIPAÇÃO! A Prefeitura Municipal de Terra Nova, fazendo valer e dando total apoio à população participar diretamente das melhorias para o nosso município, está disponibilizando no site oficial TERRANOVA.PE.GOV.BR um formulário virtual onde o munícipe de qualquer localidade de nossa área irá dá a sua sugestão de políticas públicas, obras e ações que desejam para o município. QUE LEGAL, NÉ? Sua participação é FUNDAMENTAL e estará acontecendo da data de hoje até o dia 30 DE JUNHO. Para facilitar ainda mais, acesse o link do formulário clicando aqui!