top of page

Dados Demográficos

Sem título-1.png

Início > Terra Nova em dados

Demografia

 Segundo o censo 2013 do IBGE, Terra Nova possui uma população de 9.916 habitantes, distribuídos numa área de 320,501 km², tendo assim, uma densidade demográfica de 28,95 hab/km².

 

 Hidrografia

 O município está inserido na bacia do Rio Terra Nova.

 

Clima

O clima do município é o clima semiárido, do tipo Bsh. Os verões são quentes e úmidos, é neste período em que praticamente quase toda chuva do ano cai. Os invernos são mornos e secos, com a diminuição de chuvas; as mínimas podem chegar a 15°C. As primaveras são muito quentes e secas, com temperaturas muito altas, que em que algumas ocasiões podem chegar a mais de 40°C.

 

 Relevo

O município localiza-se na unidade ambiental da depressão sertaneja, com relevo suave a ondulado.

 

 Vegetação

 A vegetação do município é composta por caatinga hiperxerófila.

 

 Solo 

Em relação aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

 

 Geologia

O município de Terra Nova é constituída pelos litotipos dos complexos Gnáissico-migmatítico Sobradinho-Remanso e Riacho Seco, dos gnaisses Arapuá, Bangê e Bogó, do Complexo Saúde, dos Granitóidessin e póstectônicos.

bottom of page