HOME NOTÍCIAS
VOLTAR

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

23 de Abril

Município de Terra Nova lança Plano de Contingência para combater o novo Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Terra Nova, no Sertão Central, lançou no último dia (30) o Plano Municipal de Contingência para combater à Pandemia do novo Coronavírus. Medidas visam garantir a promoção de ações preventivas de saúde para a população terranovense.

 

Com a identificação do surto de uma doença respiratória em dezembro de 2019 na Cidade de Wuhan, na China, os cientistas chineses conseguiram isolar um novo subtipo de vírus, denominando de Novo Coronavírus (COVID 19). No dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do Novo Coronavírus (COVID-19) como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) seguindo a recomendação do seu Comitê de Emergência. 

 

A doença teve uma disseminação muito rápida alcançando diversos países, se espalhando por cinco continentes e chegando ao Brasil, no dia 25 de fevereiro de 2020, quando foi notificado o primeiro caso suspeito em Pernambuco. Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde por meio do seu diretor declarou que dada a alta disseminação do Coronavírus SARS-Cov-2 em todo o mundo como uma Pandemia Global. 

 

De acordo com o Informe Epidemiológico No 14/2020 da SES/PE, foram notificados no período de 25 de fevereiro a 15 de março do corrente ano, 127 casos suspeitos dos quais 62 em investigação, 11 prováveis, 08 casos confirmados e 46 descartados para a COVID 19. 

 

Diante desse quadro de Pandemia Global o município de Terra Nova elaborou este Plano de Contingência Municipal seguindo as orientações dos Planos de Contingência Estadual e Nacional, uma vez que os casos confirmados estão todos em Recife até o momento, mas o município possui grande fluxo de pessoas que realizam tratamento de saúde na Capital. 

 

 

Confira o documento na íntegra: http://www.terranova.pe.gov.br/documentos/plano-conti-covid19.pdf