HOME NOTÍCIAS
VOLTAR

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 de Fevereiro

Prefeita de Terra Nova convoca população para apresentação do plano de contingência de rompimento da Barragem Nilo Coelho

A Prefeita do Município de Terra Nova Aline Freire, no uso de suas atribuições, convocou todos os cidadãos e cidadãs terranovenses e instituições públicas/privadas a participarem da Audiência Pública para apresentação do Plano de Contingência Municipal da Defesa Civil para a Barragem Nilo Coelho em Terra Nova. O Plano será apresentado no próximo dia 18 de Fevereiro às 09h da manhã no Mirante Club. A presença de todos é de fundamental importância para a garantia da integridade e da segurança do povo terranovense.

 

Segundo um estudo técnico de impacto de possível rompimento realizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, várias ruas do município seriam alagadas, inclusive uma área do Centro. O objetivo do estudo é dar suporte ao desenvolvimento de um plano de contingência numa hipótese de ruptura da barragem.

 

Em 2019, uma Inspeção de Segurança Regular (ISR) do reservatório constatou o Nível de Perigo Global da Barragem (NPGB) em estado de Emergência (nível 3). Considerando isso, a APAC recomendou o esvaziamento da barragem, o que causou apreensão em agricultores da região, que usam a água em plantios. Assim, a APAC e a Secretaria de Infraestrutura concordaram em manter o reservatório com baixo nível de água até ser realizada uma obra de recuperação no local.

 

De acordo com a Prefeita Aline Freire, “A secretaria já está elaborando um projeto de recuperação da barragem, que deve ser finalizado este mês. Apesar de o dique está com 20% de sua capacidade total, o problema requer o máximo de atenção devido o aumento das chuvas, que podem aumentar o risco de rompimento”, explicou.

 

 

Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Reprodução/Google

CONFIRA MAIS FOTOS DESTA NOTÍCIA: