16 de Setembro

Terra Nova melhora as Politicas Sociais e sobe nota do ID CRAS

Terra Nova tem muito o que comemorar quando o assunto são as políticas públicas sociais implementadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Isso porque o Centro de Referência de Assistência Social do município atingiu a nota 4,67 atribuída pelo Ministério da Cidadania  através do Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência da Assistência Social (ID CRAS).

Criado pelo Governo Federal para acompanhar o desenvolvimento das unidades do CRAS, o indicador resulta da combinação de três fatores: serviços e benefícios, recursos humanos e estrutura física. Para cada dimensão, há uma nota de 1 a 5, cujas variáveis indicam o grau de cumprimento das normativas do Serviço Único de Assistência Social para aquela dimensão.

CRAS

O ‘CRAS’, o Centro de Referência de Assistência Social é  uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população, principalmente aquela em vulnerabilidade social, tem acesso a benefícios, programas e políticas públicas.

A unidade oferece ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal.  O CRAS referência o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde  oferta atendimento a 232 usuários, sendo em 4 núcleos, 01 na Faz Sussuarana, 01 na Faz. Espinho, 01 na Faz. Passagem de Pedra e 01 na Sede. Os Usuários podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária e com orientação que contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

Segundo Camila de Sá Menezes Santos, secretária Municipal de Promoção Social, o resultado da avaliação demonstra o trabalho correto da gestão. "É com alegria que o município recebe essa avaliação, sobretudo, porque ela reconhece o bom funcionamento dos serviços prestados aos grupos sociais. Isso demonstra também o apoio integral da gestão à política de assistência social", comentou.

CONFIRA MAIS FOTOS DESTA NOTÍCIA: